ANÁLISE COMPARATIVA DA VARIAÇÃO DO MERCADO BRASILEIRO DE BICICLETAS NA PANDEMIA COM UMA LOJA DE IVAIPORÃ/PR

  • GIOVANNA NARDI BONFIETTI
Palavras-chave: Administração, Bicicletas, Comportamento do consumidor

Resumo

O estudo de caso apresentado neste trabalho busca o entendimento do mercado atual de bicicletas e a situação enfrentada durante a pandemia do COVID-19, analisando as vendas durante o período de 2018, 2019, 2020 e 2021, fazendo um comparativo entre o mercado brasileiro e uma empresa do segmento de ciclismo, localizada na cidade de Ivaiporã/PR. A metodologia utilizada é caracterizada como pesquisa qualitativa, com referencial teórico abordando conceitos relacionados a administração como o conceito do ato de administrar, planejamento, comportamento do consumidor, marketing e mercado de bicicletas brasileiro atual, contrapondo a coleta de dados por meio de documentos fiscais disponibilizados pela empresa, tendo como objetivo encontrar correspondência com o mercado brasileiro no mesmo período analisado. Os resultados apresentados apontam similaridades nos períodos analisados ao mercado brasileiro, acompanhando a alteração das vendas seja no aumento encontrado nos anos de 2019 e 2020,
chegando a um aumento de 133,11%, enquanto o mercado brasileiro, obteve 41,18%, e sua diminuição nas vendas do ano de 2020 para 2021 de -35.80% e -3,33%, respectivamente. Concluindo com esse trabalho à similaridade com o mercado brasileiro por meio das fases apresentadas durante a pandemia, mas diferença em relação a proporção apresentada, onde o salto da empresa analisada se deu muito maior e também uma diminuição nas vendas, reforçando a importância do entendimento da situação onde o consumidor está inserido e suas necessidades quando o macroambiente é um grande decisivo para a opinião de compra, sendo chave principal para um bom planejamento e entendimento atual do mercado que a empresa está inserida.

Publicado
2024-02-28
Seção
Artigos