A REALIDADE DOS CLUBES S.A.F NO BRASIL

EMPRESAS DO FUTEBOL

  • IAGO CARVALHO VOLPE
Palavras-chave: Futebol, SAF, Lei

Resumo

A Lei nº 14.193/2021 outorga, no Brasil, a criação de Sociedades Anônimas do Futebol (SAF). Tal modalidade possibilita aos clubes brasileiros maior captação de recursos financeiros por meio da entrada de investidores, mediante negociações de ações na bolsa de valores. Acredita-se que esta estratégia de negócio irá impactar, de forma positiva, a gestão dos clubes; uma vez que o objetivo é garantir um modelo de negócio lucrativo aos diretamente envolvidos. Diante desta nova realidade, torna-se de interesse analisar o impacto desta monetização sobre à cultura/identidade do futebol no país. Assim sendo,
este artigo tem por finalidade ponderar as possíveis consequências da implementação da Lei nº 14.193/2021 frente aos aspectos culturais do futebol. O texto promove uma análise crítica do equilíbrio necessário entre a monetização do futebol e a preservação do patrimônio cultural, como “paixão nacional”.

Publicado
2024-02-29
Seção
Artigos