O PODER DO CONVITE

a capa do livro como chamariz para a leitura

  • Bruna Vitória Verenka
Palavras-chave: Literatura, Design, Capas de livros

Resumo

As capas dos livros inauguram a leitura e são verdadeiros “cartões de visita” das obras, responsáveis pelo primeiro olhar, primeiro impacto e reação inicial de atração ou repulsão pela mensagem ali construída. Sendo assim, o artigo discute a importância de se pensar nas capas de livros sob a análise de determinados
recursos visuais do design, que contribuem para a produção visual harmônica, coesa e significativa das informações. Artifícios esses voltados para a “tradução” do conteúdo das obras sob a forma de imagens, permitindo que o público, de imediato, tenha uma ideia do que trata determinado livro. Para entender a utilização de tais elementos, foi realizada a análise da capa do livro A imagem nos livros infantis – caminhos para ler o texto visual, da autora Graça Ramos.

Publicado
2024-04-10
Edição
Seção
Artigos