DIFICULDADES NA APRENDIZAGEM MATEMÁTICA

Discalculia

  • DANIELE XAVIER MARQUES
  • ROSILENE BELLO DE SENA
Palavras-chave: Matemática, Discalculia, Dificuldade de Aprendizagem

Resumo

O presente trabalho propõe estudar as possíveis causas de dificuldades de aprendizagem matemática e encontrar soluções para esses problemas que afetam tanto a vida escolar dos alunos. Sendo assim, discutir sobre matemática e educação abre uma ampla reflexão sobre nosso cotidiano, pois é um assunto difícil já que se encontram grandes objeções sobre a importância dessa ciência. Dentro das dificuldades que abrange a matemática, mencionamos as contribuições de José e Coelho (2004); Garcia (1995); Leibig (2009); Smith e Strick (2001); Starepravo (2009) e outros. Faz- se necessário estudos sobre os tipos de dificuldades que os alunos apresentam diante de conhecimentos aritméticos, bem como, as causas e a classificação dos mesmos. Dentre essas dificuldades podemos citar problemas com ambientes domésticos ou escolar,  neurológicos e orgânicos. Em relação às dificuldades temos a discalculia, que é um distúrbio neurológico e a acalculia que é uma lesão cerebral causada por acidentes. A utilização de jogos e brincadeiras como estratégia de ensino ajuda a desenvolver o raciocínio do aluno discalcúlico, pois ao jogar, realiza cálculos
mentais que não são aleatórios e nem desvinculados de um contexto escolar. Nos jogos os cálculos são carregados de significado, por situações onde possam contar, marcar pontos, desenvolver estratégias, etc. De acordo com os autores estudados, concluímos que os jogos são usados como base importante no auxílio da aprendizagem de alunos discalcúlicos, mas asseveram o auxílio de um profissional na área da saúde para avaliar a criança, adolescente ou adulto, com fim de verificar a causa dessa dificuldade de aprendizagem que pode ser desenvolvida por meio de diversos fatores.

Publicado
2024-05-03
Edição
Seção
Artigos