EDUCAÇÃO E NOVAS TECNOLOGIAS DA COMUNICAÇÃO
RECURSOS, DESAFIOS E POSSIBILIDADES DA APRENDIZAGEM MATEMÁTICA NO ENSINO MÉDIO
Resumo
O surgimento da Web 2.0 ocorreu concomitantemente à transição tecnológica,
recriando assim novos conceitos de uso de ferramentas de tecnologia da
comunicação e informação na prática pedagógica ligada a um processo transitivo
entre sociedades. O impacto na educação não trouxe muitas desvantagens, mas
sim, desafios para o corpo docente e nesse sentido, o inquérito desse desafio
aborda a construção do conhecimento matemático ligado as Novas tecnologias da
Informação e Comunicação (NTIC). Em síntese, o levantamento de dados da
pesquisa tem como propósito subsidiar uma análise quali-quantitativa da posição
dos alunos presentes a cobrança dessa nova corporação social. A coleta dispôs da
utilização de questionários que foram direcionados a 67 discentes do ensino médio,
normal e técnico em informática integrado ao ensino médio. Eventualmente, os
resultados amparam o uso de ferramentas da tecnologia de comunicação para
elaboração de atividades de matemática incluídas no campo da Web Social, de
modo que tenham operacionalidade ao aluno na aprendizagem matemática no
ensino médio. As questões abordaram uma linhagem lógica, entretanto, apontaram
convergências diante dos resultados. Os resultados obtidos ilustram a presença do
conhecimento pelos alunos e que de fato relatam a aptidão na relação com NTIC, de
tal modo que contribui com o processo de iniciação científica abordado na pesquisa.