MATEMÁTICA http://repositorio.univale.com.br/index.php/mat <p>Trabalhos de Conclusão de Curso&nbsp;</p> pt-BR sex, 03 mai 2024 19:09:25 +0000 OJS 3.1.1.4 http://blogs.law.harvard.edu/tech/rss 60 DIFICULDADES NA APRENDIZAGEM MATEMÁTICA http://repositorio.univale.com.br/index.php/mat/article/view/50 <p><span class="fontstyle0">O presente trabalho propõe estudar as possíveis causas de dificuldades de&nbsp;aprendizagem matemática e encontrar soluções para esses problemas que&nbsp;afetam tanto a vida escolar dos alunos. Sendo assim, discutir sobre matemática&nbsp;e educação abre uma ampla reflexão sobre nosso cotidiano, pois é um assunto&nbsp;difícil já que se encontram grandes objeções sobre a importância dessa&nbsp;ciência. Dentro das dificuldades que abrange a matemática, mencionamos as&nbsp;contribuições de José e Coelho (2004); Garcia (1995); Leibig (2009); Smith e&nbsp;Strick (2001); Starepravo (2009) e outros. Faz- se necessário estudos sobre os&nbsp;tipos de dificuldades que os alunos apresentam diante de conhecimentos&nbsp;aritméticos, bem como, as causas e a classificação dos mesmos. Dentre essas&nbsp;dificuldades podemos citar problemas com ambientes domésticos ou escolar,&nbsp; neurológicos e orgânicos. Em relação às dificuldades temos a discalculia, que é&nbsp;um distúrbio neurológico e a acalculia que é uma lesão cerebral causada por&nbsp;acidentes. A utilização de jogos e brincadeiras como estratégia de ensino ajuda&nbsp;a desenvolver o raciocínio do aluno discalcúlico, pois ao jogar, realiza cálculos<br>mentais que não são aleatórios e nem desvinculados de um contexto escolar.&nbsp;Nos jogos os cálculos são carregados de significado, por situações onde&nbsp;possam contar, marcar pontos, desenvolver estratégias, etc. De acordo com os&nbsp;autores estudados, concluímos que os jogos são usados como base importante&nbsp;no auxílio da aprendizagem de alunos discalcúlicos, mas asseveram o auxílio&nbsp;de um profissional na área da saúde para avaliar a criança, adolescente ou&nbsp;adulto, com fim de verificar a causa dessa dificuldade de aprendizagem que&nbsp;pode ser desenvolvida por meio de diversos fatores.</span> </p> DANIELE XAVIER MARQUES, ROSILENE BELLO DE SENA ##submission.copyrightStatement## http://repositorio.univale.com.br/index.php/mat/article/view/50 sex, 03 mai 2024 00:00:00 +0000 EDUCAÇÃO E NOVAS TECNOLOGIAS DA COMUNICAÇÃO http://repositorio.univale.com.br/index.php/mat/article/view/51 <p><span class="fontstyle0">O surgimento da Web 2.0 ocorreu concomitantemente à transição tecnológica,&nbsp;<br>recriando assim novos conceitos de uso de ferramentas de tecnologia da<br>comunicação e informação na prática pedagógica ligada a um processo transitivo<br>entre sociedades. O impacto na educação não trouxe muitas desvantagens, mas<br>sim, desafios para o corpo docente e nesse sentido, o inquérito desse desafio<br>aborda a construção do conhecimento matemático ligado as Novas tecnologias da<br>Informação e Comunicação (NTIC). Em síntese, o levantamento de dados da<br>pesquisa tem como propósito subsidiar uma análise quali-quantitativa da posição<br>dos alunos presentes a cobrança dessa nova corporação social. A coleta dispôs da<br>utilização de questionários que foram direcionados a 67 discentes do ensino médio,<br>normal e técnico em informática integrado ao ensino médio. Eventualmente, os<br>resultados amparam o uso de ferramentas da tecnologia de comunicação para<br>elaboração de atividades de matemática incluídas no campo da Web Social, de<br>modo que tenham operacionalidade ao aluno na aprendizagem matemática no<br>ensino médio. As questões abordaram uma linhagem lógica, entretanto, apontaram<br>convergências diante dos resultados. Os resultados obtidos ilustram a presença do<br>conhecimento pelos alunos e que de fato relatam a aptidão na relação com NTIC, de<br>tal modo que contribui com o processo de iniciação científica abordado na pesquisa.</span> </p> LEONARDO MATHEUS MARTINS DA SILVA ##submission.copyrightStatement## http://repositorio.univale.com.br/index.php/mat/article/view/51 qui, 16 mai 2024 17:21:45 +0000