OS CONTOS INFANTIS NA ALFABETIZAÇÃO

A FORMAÇÃO DA CRIANÇA LEITORA E O DESPERTAR DA IMAGINAÇÃO E CRIATIVIDADE

  • Elen Cristina Maximiano Kozan
  • Gabriela Lopes Chiguera
Palavras-chave: Contos, Alfabetização, Imaginação

Resumo

Os contos e histórias de fadas fazem com que as crianças naveguem em um mundo
maravilhoso, onde conhecem lugares e histórias diferentes, permeadas de
criatividade. Assim despertam a imaginação dos educandos, transmitindo valores e
enriquecendo o seu vocabulário. Ainda o uso dos contos em sala de aula, torna a
aprendizagem prazerosa e incentiva a leitura/escrita, consistindo em uma ferramenta
importante para auxiliar a alfabetização. O presente trabalho buscou refletir sobre a
importância do uso dos contos para despertar a imaginação e a criatividade no período
da alfabetização, afastando os possíveis equívocos quanto ao seu uso e
demonstrando que o contato com a literatura deve ser realizado de maneira prazerosa
e diversificada a partir do desenvolvimento de um chá literário, utilizando como base
o conto João e o pé de feijão. Os resultados obtidos indicaram que o uso dos contos
em sala de aula deve ser utilizado com frequência pelo professor, visto sua vasta
contribuição, constituindo-se como uma rica fonte de produção/apreensão de
conhecimento, pois deixa os alunos motivados e interessados, contribuindo assim
significativamente para sua formação como leitor. Diante dos resultados obtidos,
reitera-se a necessidade de disseminar os benefícios do uso dos contos em sala de
aula, alterando o olhar dos professores frente ao seu uso, e da simples disposição de
livros, levando-os a desenvolverem ações pedagógicas prazerosas e diversificadas.

Publicado
2024-05-20
Edição
Seção
Artigos